Prolibras 2011 e 2012

       O que é o ProLibras ?


      O ProLibras é um exame de proficiência que certificará, anualmente, docentes, e tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras.
O ProLibras foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil para cumprir a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5626/2005. O MEC nomeou uma comissão, formada por professores de universidades (UnB, UFRJ, UFSC, UPE), representantes de várias secretarias desse ministério (SEESP, SESU, SETEC, SEED), da FENEIS e do INES que tiveram a responsabilidade de elaborar o edital e os manuais do aplicador e do participante; escolher os conteúdos programáticos e elaborar as provas.
Esse exame é diferente dos outros exames de proficiência porque o participante aprovado receberá um certificado como profissional. É como um certificado de Notório Saber por essa pessoa que já ser um profissional que atua na área, mas que não tem a formação acadêmica. A diferença entre professor e instrutor de Libras estará na titulação: por já ser graduado ou ter apenas o Ensino Médio respectivamente. Tanto ouvintes como Surdos poderão fazer qualquer um dos exames.
O ProLibras será executado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e deverá ser aceito pelas IES como título que comprova a competência no uso, no ensino e interpretação de Libras.
Através de portaria normativa do MEC de 2010, passa a ser competência do INES, a realização do exame de Certificação Nacional em Língua Brasileira de Sinais - Prolibras. 

O PROLIBRAS ocorrerá no primeiro semestre de 2012.





Em breve será divulgado o edital com calendário de realização das provas. Fiquem atentos.
Contatos: prolibras@ines.gov.br


Fontes:  Site do INES 
              Site Feneis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...